Estratégia ou Postura Empreendedora
Atualmente é indiscutível que todo gestor busca impulsionar a renovação dinâmica da empresa, a inovação, as alianças estratégicas e a criação de redes empresariais.
É inegavel também um bom planejamento, quando propriamente realizado, advem da combinação de elementos da estratégia intencionada para a organização com elementos resultantes do pensamento estratégico.
Assim, ter uma estratégia pressupõe a existência de um planejamento das ações a serem efetuadas de forma a atingir os objetivos delineados, respeitando a visão, a missão e os valores da empresa.
Pode-se aferir, que a estratégia é o caminho que a empresa deverá seguir para obter o sucesso empresarial.
Ao traçar esse caminho deve ter-se em atenção o significado de sucesso empresarial que é sustentado pelos seguintes critérios:
Sobrevivência a longo prazo: continuidade operacional com independência estratégica.
Crescimento sustentado: evolução positiva das vendas, ativos, capitais próprios e valor da empresa ao longo do tempo.
Rentabilidade adequada: obtenção de um nível de retorno compatível com a realização os investimentos, a remuneração dos trabalhos e a retribuição aos acionistas.
Capacidade de inovação: adaptação flexível à evolução dos mercados e permanente geração de novos processos, produtos e serviços.
Genericamente estratégia consiste em tomar decisões que determinam a vida de uma organização, sedimentada em um pensamento estratégico complexo que, por natureza, envolve percepções e intuições, que nem sempre são precisas e objetivas.
A estratégia começa com uma visão de futuro para a empresa e implica a definição clara de seu campo de atuação, na habilidade de previsão de possíveis reações às ações empreendidas e no direcionamento que a levará ao crescimento. A definição de objetivos, em si, não implica uma estratégia. Os objetivos representam os fins que a empresa está tentando alcançar, enquanto a estratégia é o meio para alcançar esses fins.
A origem grega da palavra “estratégia” denota objetivos claros, planejamento e comando.
Podemos dizer que a estratégia é como “um padrão numa sucessão de decisões”, essa definição permite que o gestor examine o comportamento da organização à qual pertence e que ao reconhecer um padrão de ações, designe de estratégia, mesmo que a organização não tenha tais atividades previamente através de um plano que se possa chamar de formulação estratégia.
A estratégia nasce do pensamento dos executivos. Inicialmente apenas um esboço pouco claro e incompleto da atuação da empresa na sua indústria mas, com o tempo, evolui para uma visão integrada e consistente do caminho para o desenvolvimento adequado da organização.
A síntese das diferentes visões dos gestores constituem então a base da formulação do plano estratégico da empresa e, sua utilização, estabelece um padrão de atuação frente aos concorrentes, ao mercado, parceiros estratégicos etc ....
Desta forma é possível identificar em que medida a organização está em condições de tirar o máximo partido da evolução de seu mercado.
Voltando ao tema principal, estamos falando de Estratégia ou Postura Empreendedora ?