top of page

A melhoria está em toda parte


Onde está a ciência por trás da Melhoria de Processos?

Estes símbolos são conhecidos pela maioria das pessoas e representam uma sequência de fatos, tarefas e decisões para que algum produto ou conhecimento seja produzido.

Produto, de forma geral, é a consequência do esforço intencional de gerar um resultado que tenha utilidade para o usuário, cliente ou consumidor.

Diversos estudos e metodologias foram desenvolvidas com o intuito de medir e melhorar os resultados de qualquer processo. A partir do momento em que se começa a mapear qualquer processo todos os envolvidos ganham uma visão diferenciada e um foco muito maior na relação cliente x fornecedor.

Acima temos um exemplo de melhoria de processo (manufatura de um coletor de gases). Esta otimização contou com diversas funções e áreas da empresa. Os resultados entregues foram: otimização da mão de obra, redução do tempo total de produção, redução dos estoques intermediários, melhoria no lay-out (redução da área), melhoria de qualidade do produto e melhoria no índice de satisfação dos colaboradores. No total foi uma redução de 23,5% nos custos.

Quando analisamos as empresas mais competitivas na entrega de resultados pôde ser constatado que a "supervisão" e "foco no cliente/consumidor" eram atributos primordiais para a tomada de decisões no dia a dia.

Quando passamos a observar os processos através desta lente percebemos que quando estas características estão presentes os resultados são constantes, crescentes e são obtidos de forma mais rápida e previsível.

Acreditamos que a supervisão, o planejamento e o treinamento são os alicerces fundamentais da melhoria de competitividade e da construção de resultados sustentáveis na maioria das organizações.

Fatores como estilo de liderança, capacidade de realização e valores organizacionais desempenham um papel fundamental na criação de um clima onde a melhoria continua e a proatividade sejam comportamentos comuns no dia a dia da empresa.

Um trabalho estruturado de mapeamento e melhoria dos processos muda o clima das áreas envolvidas. Todos passam a se comunicar abertamente e, a partir do momento em que o foco dos problemas é o processo e não as pessoas, todos contribuem com o que tem de melhor, afinal o que pode ser mais gratificante para um colaborador ou gestor do que ser reconhecido e recompensado pelos seus resultados.

"Não ha processo que não possa ser melhorado"

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page