Orientando a Empresa a Projetos
Em uma Live de uma consultora da região, @Ana Merback, uma profissional com um astral fantástico acabou me motivando a voltar a escrever e compartilhar conhecimentos que, para alguns pode não significar muito, mas para outros pode ser a “Uma Luz que Faltava”, então vou dividir aprendizados e sucessos obtidos no ambiente de desenvolvimento de produtos, lá vai:
Quando se atua na área de Desenvolvimento de Produtos uma prática bem conhecida e que traz resultados é o “Costumer to Costumer” (C2C). Neste processo se captura insights do consumidor/mercado e,esta matéria prima, é o embrião para a geração de Ideias para Novos Produtos, Novos features, Softwares, etc...
Nesta jornada os gestores devem se concentrar em reduzir, e se possível eliminar, os riscos e incertezas durante as diversas fases do desenvolvimento com suporte pessoal, processos e sistemas que mantenham o astral e o time motivado a assumir riscos, errar e aprender e principalmente dividir estas experiencias de acertos e erros com toda a organização para que todos aprendam e crescam com isto.
Quando se fala em quipes alguns pontos me saltam a mente como importantes nesta jornada, são eles:
1- Formação de times multifuncionais, multirregionais, em suma, efetivamente multidisciplinares,
2- Como dizia meu avô, “Só não erra quem não faz” portanto, motive a todos utilizarem dados qualitativos e quantitativos (considerando todos ângulos e pontos de vista divergentes), para auxiliar as equipes a decidir rapidamente e conviver com a incerteza, entretanto conscientes de que estão no caminho está correto, e
3- Fazer, fazer e fazer o mais rápido possível .... fazer o que agregue e crie valor que seja percebido pelo cliente e capitalizado pelo seu negocio.
Todo projeto pode ser imaginado com a estrutura de um quadrilátero onde, em cada vértice, se encontra uma das dimensões fundamentais de todos os projetos: Design, Dados, Engenharia e Pessoas.
O gestor, deve continuamente identificar o estágio que se encontra cada parte do projeto definindo e utilizando as ferramentas e processos mais adequados, e assegurando a retroalimentação das equipes com as experiencias, boas e ruins, dos outros projetos da organização, estabelecendo um clima de constante aprendizado aumentando a velocidade e qualidade das entregas.
Como ja citado acima, os gestores tem a responsabilidade de reduzir/remover a complexidade assumindo riscos e incertezas porém criando um environment onde esta postura de errar, aprender e melhorar seja uma pratica cotidiana em todos os niveis de decisão.
Certamente isto criará um environment dimanico e criativo fazendo com que esta jornada esteja focada na criação de valor diferenciado e sustentável além de disponibilizar produtos e serviços que superem as expectativas dos consumidores.
Um das dimensões fundamentais para o sucesso de qualquer projeto são as pessoas, sua capacidade, disponibilidade e prontidão para os desafios de cada projeto porém, este topico fica para uma proxima oportunidade.
Espero que esta visão possa ajuda-los de alguma forma.
Como um teamplayer estes conhecimentos foram construídos com a participação de clientes, parceiros e amigos onde vivenciamos e compreendemos que resultados diferenciados são mais facilmente obtidos por empresas Project Oriented e uma boa gestão do potencial humano.
Bom trabalho a todos.
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